Resumo
Este trabalho compartilha resultados de pesquisas sobre a implementação dos Cursos de Graduação em Arquivologia no Brasil, a formação e pós-graduação dos docentes dos Cursos implementados a partir de 2003 e a produção científica publicada em periódicos científicos. Os dados sobre formação e pós-graduação foram coletados no Currículo Lattes dos docentes dos Cursos de Graduação em Arquivologia, conforme informado nos sites das Universidades. Foram utilizados como fontes de informação os dados da tese de Rocha (2021), a listagem das Revistas brasileiras no Portal do Laboratório de Tecnologias Intelectuais, de onde foram selecionadas 19 revistas da área de Ciência da Informação classificadas no estrato A do Qualis de Periódicos da Capes, os artigos de periódicos indexados na Base de Dados em Ciência da Informação no período de 1972 a 2021 e os dados de repositórios de universidades que oferecem graduação em Arquivologia. Identificou-se que a partir de2003 foram implantados 50% dos Cursos de Graduação em Arquivologia no Brasil, e a partir desse marco temporal observa-se um incremento na produção científica publicada em periódicos indexados na Base de Dados em Ciência da Informação, bem como a organização de Grupos de Estudos e entidades associativas na área de Arquivologia, destacando-se a implementação das Reuniões de Ensino e Pesquisa em Arquivologia em nível nacional.