-
Arquivo escolar e a construção de material didático-pedagógico para o ensino de história
- Voltar
Metadados
Miniatura

Título
Arquivo escolar e a construção de material didático-pedagógico para o ensino de história
Autor(es)
Resumo
As demandas contemporâneas, o universo escolar e a saturação dos modelos tradicionais de ensino de história estão a pressionar o professor na construção de outras histórias para esta disciplina. Neste sentido, a intensa produção acadêmica (nas áreas de educação, de história e de ensino de história), a aproximação entre ensino superior e educação básica e a facilidade de acesso ao conhecimento produzido, abrem imensas possibilidades de rever a prática pedagógica das aulas de história. Para que isto seja viabilizado, o professor precisa conciliar, como bem observa Traveria (2005), o domínio da história, harmonizando os métodos de ensino (como o professor trata o conhecimento histórico) com os mecanismos de aprendizagem (como o aluno constrói um novo conhecimento). Tendo como referência estas reflexões a proposta do Folhas (formato do material didático) foi construída com o objetivo de evidenciar possibilidades de exploração metodológica do arquivo escolar e demais fontes existentes na escola para o ensino-aprendizagem na disciplina de história. A opção pela problematização e utilização metodológica dessas fontes pode ser justificada pela facilidade de acesso dos professores e alunos aos diferentes tipos de documento (fotografias, atas, entrevista, convites, placas, etc.) que permitam explorar aspectos da história da escola. O conteúdo privilegiado é a construção do conhecimento histórico, abordado por meio da análise de documentos e a produção de narrativa histórica, de modo que os alunos tenham a oportunidade de conhecer alguns aspectos do método de pesquisa adotados numa investigação histórica.
Palavra-Chave
Relacionado à Obra
Organizador(es)
BELTRÃO, Vera R. Marques | GONÇALVES, Nadia G. | SOUZA, Gizele de
Natureza
Sessão
EIXO TEMÁTICO FONTES EDUCACIONAIS E ENSINO DE HISTÓRIA