Resumo
Discute a importância dos arquivos como fonte de pesquisa para a memória e história da educação profissional no Brasil. Relata o processo de organização dos acervos arquivísticos da Escola Técnica Estadual Henrique Lage, uma das primeiras instituições de educação profissional do município de Niterói, RJ. Propõe metodologia para a descrição dos fundos sob custódia da escola e desenvolvimento de formulários adequados para inventário dos prontuários dos alunos e de outras séries documentais que venham a ser identificadas, tendo em vista garantir o acesso e o direito à informação a essa massa documental praticamente esquecida nos porões das escolas. Tem como referencial para a descrição dos documentos a Norma Brasileira para Descrição Arquivística, de modo a garantir consistência no processo de recuperação e acesso à informação. Usa como referenciais teóricos os estudos de Hagen (1998) e Belloto (1991) sobre a descrição de documentos históricos; de Souza e Alvarenga (2004) sobre importância da padronização dos metadados para as ações de compartilhamento e interoperabilidade dos sistemas de informação e as reflexões de Ciavatta e Frigotto (1993, 2006) acerca da função dos arquivos históricos escolares como repositórios de fontes para a memória institucional e para a historiografia da educação.