Este estudo, que ainda se encontra em fase de desenvolvimento, é fruto de um interesse que surgiu quando ainda era monitora de disciplina vinculada a um projeto que abordava questões relativas à Arquivologia e à Educação. Buscando dialogar com as duas áreas do saber, a pesquisa visa refletir acerca da importância da preservação do patrimônio documental, com vistas a ter acesso às informações, a partir de estudos desenvolvidos no Centro de Memória do Colégio de Aplicação da UERJ (CAp - UERJ). A opção por investigar o Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, mais conhecido como “Colégio de Aplicação da UERJ – CAp/UERJ”, deu-se, principalmente, por ser uma instituição marcada pela sua atuação na educação básica, servindo de referência às práticas docentes e às políticas públicas em todo o estado do Rio de Janeiro. Sabemos que somente a partir de diálogos interdisciplinares com outras áreas, as possibilidades são ampliadas de modo a permitir avançar nos processos de ensino e aprendizagem. A temática, aqui tratada pretende estimular esse diálogo entre professores e especialistas que atuam no CAp-UERJ, com o intuito de entender o que eles pensam sobre a importância das práticas de educação patrimonial, a partir de estudos desenvolvidos com registros encontrados nos acervos escolares, e de investigar se o Centro de Memória existente é um espaço disseminador de tais práticas. Acredita-se que este estudo pode servir como mais uma possibilidade de (re)ver o quanto podemos explorar a potencialidade dos arquivos no que diz respeito à construção do conhecimento e ao empoderamento dos sujeitos.