Resumo
O presente trabalho tem como objetivo compartilhar as experiências relacionadas ao projeto de extensão “Ensinar e Aprender nos/com Arquivos: (re)vendo as práticas pedagógicas”, desenvolvido por um grupo de estudos na Unirio. O referido projeto visa convidar os órgãos competentes do poder público e a sociedade civil organizada para uma reflexão mais consistente acerca do que vem sendo discutido no âmbito das instituições Arquivo e Escola, considerando esses espaços fundamentais para a tessitura do conhecimento. Para pensar as articulações entre Arquivo e Escola, elegemos como campo de pesquisa o Centro de Memória do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro. Esta escolha se deu, primeiramente, por ser um Centro de Memória localizado numa Instituição com aproximadamente 130 anos de existência, cujo material retrata sua cultura escolar, abrigando um manancial de informação ainda desconhecido por muitos. Em relação ao conjunto documental, ainda existe uma grande quantidade sem identificação. Nossa proposta consiste, inicialmente, em realizar a identificação de alguns documentos, de modo a disponibilizá-los ao público em geral, inclusive, aos futuros professores de pedagogia que estudam no Instituto. Deste modo, uma segunda etapa do trabalho consistirá na realização de oficinas com estes estudantes, de modo a orientá-los sobre a relevância dos arquivos nas práticas pedagógicas, ou seja, nos seus fazeres educacionais cotidianos. Nesta perspectiva, é que vislumbramos a contribuição da internet na difusão de tais práticas. Acreditamos, baseados em experiências realizadas em outros estados que a mesma pode ser um meio de aproximação entre ações educativas e arquivísticas.