Resumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar um relato de experiência em docência universitária no curso de Biblioteconomia, de uma universidade pública brasileira. Esta experiência foi vivenciada por uma doutoranda no estágio docente de um Programa de Pós-Graduação na área de Ciência da Informação. A disciplina ministrada denominou-se “Instituições Patrimoniais, Instituições de Preservação”, cujo objetivo foi mostrar para os discentes a importância das instituições patrimoniais (arquivo, biblioteca e museu) como espaços de cultura e preservação, bem como as convergências e divergências existentes entre estas unidades de informação. A metodologia para o desenvolvimento deste estudo teve como referência um estudo descritivo-analítico, tipo relato de experiência em docência universitária, conduzido no segundo semestre de 2018, entre os meses de agosto e outubro. O resultado alcançado com o estágio de docência permitiu evidenciar que esta atividade possibilita ao doutorando um primeiro contato com a prática docente no ensino superior e a oportunidade de desenvolver práticas didáticas, relacionar-se com alunos da graduação e discutir com o supervisor do estágio suas experiências e expectativas em relação a prática vivenciada, bem como aprender uma nova atuação profissional, que além capacitar o doutorando, desenvolve, sobretudo, habilidades e competências para o sucesso profissional como futuro professor. Além disto, a realização do estudo também deixou evidente a necessidade de reconhecer que o conhecimento e a aprendizagem não são construídos isoladamente, requerendo por parte dos pós-graduandos um diálogo com seus colegas para troca de informações e experiências no sentido de serem capazes de refletir sobre suas ações.