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Arquivística e documentos fotográficos: origens de uma relação
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Título
Arquivística e documentos fotográficos: origens de uma relação
Autor(es)
Resumo
Este artigo busca discutir a fotografia e sua inserção no mundo dos arquivos e da Arquivística. Partindo da exploração do que se poderia chamar de um pensamento arquivistico sobre afotografia como documento de arquivo, sublinha-se, na literatura teórico-metodológica clássica da área, os escritos que representaram e ainda representam asidéias epráticas que caracterizaram o tratamento aplicado a esse tipo de material. A partir da seleção dosprincipais manuais de arquivologia que serviram comopavimentos da disciplina, apartirdefins do séculoXIX, são discutidos o estatuto e o lugar conferidos às imagensfotográficas no ambiente dos arquivos, desde os primórdios da relação da disciplina com o documentofotográfico. Paralelamente à constatação da ausência de menção a esses documentos nos primeiros manuais arquivísticos, é examinado, com base na literatura sobre a história e a teoria da fotografia, de queforma esse tipo de registro visualsurge, éproduzido e consumido, e tem sua trajetória marcada também no universo das instituições do século XIX, onde é usado já como registro documental de suas atividades. A entrada da fotografia no rol de questões arquivísticos acontece já no século XX, devido a seu acúmulo nas instituições governamentais recolhedoras de documentos.
Palavra-Chave
Arquivística | Arquivos > Arquivos fotográficos | Documento > Documento fotográfico | Fotografia
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Organizador(es)
Natureza
ISSN ou ISBN
0100-2244
ISSN
0100-2244
Sumário
Artigos
Período
jul./dez.
Volume
11
Número
2
Páginas
29-54
Ano
Categoria
Local
Outro Idioma
Abstract/Résumé/Resumen
The purpose of this paper is to discuss photography and its insertion in the world of archives and Archival Science. Starting from an exploration of what could be identified as an archival thinking on photography as archival document, highlights the specific writings on the classical theoretical-methodological literature, which represented then, and still do, the practices and ideas that characterized the importance given to this type of material. Based on the selection of the main archival manuals used to pave this discipline's way since the late 19th century, both the status and the place granted to photographic images in the atmosphere of Archives, since the origins of this discipline's relationship with the photographic document, are discussed. In parallel with the discovery that the first archival manuals make no mention of such documents, an investigation on how this type of visual record emerges, is produced and consumed as well as how its path is recorded in the world of 19th century institutions -, where is used as documentary record of their activities - is conducted based on writings on the history and theory of photography. The entry of photography in the list of archival issues takes place in 20th century, due to the backlog of this type of document at government agencies in charge of gathering them.
key words/Mots-clés/Palabras clave
Archival Science | Photographic archives | Photographic document | Photography