Resumo
A expressão Archival Literacy pode ser literalmente traduzida como Competência Arquivística, termo que ainda não esta consolidado no cenário arquivístico brasileiro e que tem sido considerada uma vertente da Information Literacy. Este artigo, objetivou mapear a produção acadêmico-científico em torno da temática Archival Literacy no cenário internacional visando compreender o seu estado da arte. Para tanto, optou-se pelo desenvolvimento de uma Revisão Bibliográfica Sistemática, seguindo o modelo RBS Roadmap, aplicada no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, na Library & Information Science Abstracts, na Web of Science e na Biblioteca do Conhecimento Online no período de outubro de 2020 a março de 2021. A partir da análise dos dados obtidos na Revisão Bibliográfica Sistemática foi possível observar a existência de novas áreas de conhecimentos que compõem e estreitam a relação entre a Competência em Informação e a Arquivologia (Domain Knowledge, Artifactual Literacy e Archival Intelligence), o que representa um campo fértil para o desenvolvimento de novas pesquisas e que necessita maior dedicação dos arquivistas pesquisadores para o preenchimento destas lacunas inexploradas no contexto brasileiro.