Explora as noções deleuzinas sobre o cinema e problematiza elementos relacionados a indexação de filmes. Aprofunda as questões cinematográficas trabalhadas por Deleuze, que concebe dois principais regimes de imagens, compreendidos no cinema clássico e no cinema moderno. O cinema clássico é fundado na imagem-movimento, a qual submete o tempo à ação, já o cinema moderno, caracteriza-se pela imagem-tempo, a qual desvincula tempo e movimento e revela situações óticas e sonoras puras. Analisa o problema do tempo em três filmes dirigidos por Michelangelo Antonini, conhecidos como trilogia da incomunicabilidade, A Aventura (1960), A Noite (1961) e O Eclipse (1962). A partir da análise de filmes sob a abordagem deleuziana é possível ampliar as dimensões presentes na indexação, tanto no processo de leitura quanto de análise do documento, considerando a dimensão do afeto.
We explore the deleuzians notions on the cinema andproblematizes elements related to the indexation of films. We delved into the cinematic issues worked out by Deleuze, who conceives two major regimes of images, comprised in classical cinema and modern cinema. The classical cinema is based on the movement-image, which submits time to action, and the modern cinema, is characterized by the time-image, which dissociates time and movement and reveals pure optical and sound situations. We analyze the problem of time in three films directed by Michelangelo Antonini, known as the trilogy of incommunicability, The Adventure (1960), The Night (1961) and The Eclipse (1962). From the analysis of films under the Deleuzian approach it is possible to expand the dimensions present in the indexing, both in the reading process and in the analysis of the document, considering the dimension of affection.