Início > Coleções > Arquivística > Análise da inter e transdisciplinaridade da Ciência da Informação nas demais áreas do conhecimento: estudo de caso das dissertações e teses da Universidade Federal do Espírito Santo
Análise da inter e transdisciplinaridade da Ciência da Informação nas demais áreas do conhecimento: estudo de caso das dissertações e teses da Universidade Federal do Espírito Santo
Análise da inter e transdisciplinaridade da Ciência da Informação nas demais áreas do conhecimento: estudo de caso das dissertações e teses da Universidade Federal do Espírito Santo
O presente trabalho visa discutir os resultados encontrados no subprojeto de Iniciação Científica “Os Temas da Comunicação e Ciência da Informação em Teses e Dissertações dos Cursos de Pós-Graduação da UFES entre os Anos de 1990 a 2008”. O mesmo vincula-se ao Projeto “PENSACOM”, o qual pretende recuperar, sistematizar e disponibilizar a produção acadêmica em Ciências da Informação e Comunicação Social, assinada por autores no Espírito Santo. O subprojeto revelou uma quantidade significativa de Dissertações e Teses dos diferentes Programas de Pós-Graduação abordando temas relacionados a essas duas áreas. Na análise decorrente da pesquisa pode-se observar uma inter e transdisciplinaridade entre os diversos Programas com a Ciência da Informação, isto é, todas essas produções não estão com o conhecimento fragmentado, pulverizado numa multiplicidade crescente de especialidades, em que cada uma se restringe a sua própria área de atuação, mas sim há um diálogo entre as diferentes áreas, uma relação de troca, cooperação e, conseqüentemente, o enriquecimento do conhecimento de uma sobre a outra. O trabalho pretende relacionar as demais áreas do conhecimento com a Ciência da Informação a partir de parâmetros trabalhados na pedagogia, na epistemologia e na formação dos profissionais para o mercado de trabalho.