Resumo
Este artigo tem como tema a criação de uma política descritiva em ambiente digital para a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Essa Universidade é uma instituição pluridisciplinar de educação superior dedicada às atividades de ensino, pesquisa e extensão. Esta pesquisa possibilitará a disponibilização do patrimônio documental arquivístico para a comunidade interna e externa à instituição, através da elaboração do quadro de arranjo e dos instrumentos de pesquisa (guia e inventário). Para a elaboração desses instrumentos arquivísticos será necessário: estudar o processo histórico, as mudanças estruturais e a influência dessas questões na constituição e definição dos fundos. Neste artigo será discutida a relação entre a constituição de fundos e o acesso ás informações. Com isso, pretende-se fazer um estudo aprofundado da literatura referente à constituição de fundos na Arquivologia e as questões pertinentes a Lei de Acesso à Informação, buscando relacioná-las. Além disso, serão abordados aspectos que concernem à constituição de fundos e acesso a informação com o patrimônio documental arquivístico da UFCSPA.