Resumo
Nos últimos anos a sociedade tem passado por mudanças significativas que impactam na produção documental e na forma como a informação circula no mundo. O uso das tecnologias e a grande quantidade de documentos arquivísticos justificaram a avaliação do atual currículo do Curso de Arquivologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Em 2011 uma pesquisa5 avaliou o ensino do Curso, promovendo uma agenda de discussões em torno desta temática. Nesta pesquisa foram considerados os resultados obtidos, em 2010, pela Avaliação Institucional, as sugestões coletadas na Semana Acadêmica do Curso daquele mesmo ano e o Projeto Pedagógico de Curso vigente. Para a coleta de dados foram utilizados formulários aplicados aos discentes, egressos e docentes. Como resultado, os docentes sugerem a fusão das disciplinas de Seminário de Pesquisa 1 e 2 e a mudança na disciplina complementar “Normalização Arquivística”, que passaria ser obrigatória. Na opinião dos acadêmicos, o Curso deve ser realizado em quatro anos, ter mais disciplinas obrigatórias da área de Tecnologia da Informação (TI) e que o Estágio Supervisionado em Arquivologia não seja realizado concomitante ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), observada também a necessidade de servidores técnico-administrativos para dar suporte as atividades práticas junto aos laboratórios do Curso. Quanto aos egressos, percebeu-se uma predominância em recomendações sobre a área de atuação, necessitando uma revisão das abordagens das temáticas que envolvem políticas públicas, avaliação de documentos, arranjo e descrição de documentos e TI. Como nova meta de trabalho, deverão ser realizados eventos para a discussão dos resultados, como ocorreu em 2011, durante eventos realizados com profissionais que tratam sobre temas atuais da área.