-
A representação arquivística nos instrumentos de pesquisa do CPDOC
- Voltar
Metadados
Título
A representação arquivística nos instrumentos de pesquisa do CPDOC
Resumo
A Descrição Arquivística como conceito e prática vem se desenvolvendo ao longo do tempo. O contexto atual marcado por um paradigma tecnológico traz grandes desafios, porém oferece possibilidades de disponibilização de acervos. Dessa forma este trabalho objetiva analisar que tipo de estratégias descritivas as instituições vem desenvolvendo para disponibilizar os seus acervos nesse cenário. A análise levou ao Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC), pela sua importância para estudos da história recente do país, e tendo em vista os recursos de pesquisa disponibilizados online. A fundamentação teórico-metodológica envolveu a compreensão da evolução do conceito de representação arquivística, do processo de elaboração de uma normatização, e sobre os instrumentos de pesquisa, que possibilitou a análise da realidade específica do fundo João Goulart enquanto arquivo e do CPDOC enquanto instituição custiodiadora. De forma geral observou-se confrontando a teoria da área com a realidade empírica da instituição que não há uma convergência das práticas desempenhadas no que tange a descrição, de forma absoluta, tanto em relação à normatização proposta pela NOBRADE, quanto aos instrumentos de pesquisa disponíveis.
Relacionado à Obra
Organizador(es)
Programa de Pós-Graduação em Gestão de Documentos e Governança Arquivística (PPGDARQ), | Universidade Estadual da Paraíba - UEPB | Universidade Federal da Paraíba - UFPB
Natureza
ISSN ou ISBN
2317-9708
ISSN
2317-9708
Sumário
Artigos Completos
Período
out.
Volume
6
Número
Especial
Páginas
247-266
Ano
Observações
Trabalho apresentado no VIII Congresso Nacional de Arquivologia, com o tema "Ética, responsabilidade social e políticas de acessibilidade para a Arquivologia", realizado pela Associação dos Arquivistas da Paraíba (AAPB) em 2018.