Resumo
Há muito, a Administração Pública no Brasil, carece de uma dinâmica, objetivando acompanhar outros aspectos na crescente modernização na prestação de serviços. Existe grande preocupação com a formação de pessoal alto nível (gerência), mas necessitamos ainda de bons técnicos, principalmente no que tange à Administração de Acervos Documentais. Urge desenvolvimento de uma política ampla de preservação documental, bem como a criação de uma mentalidade em todos os níveis sociais, visando defender nosso patrimônio arquivístico. Em nosso país, há necessidade de pessoal especializado na administração de acervos arquivísticos, uma vez que, por deficiência na formação de base de pessoal técnico, são mantidos profissionais que desempenham de maneira inadequada serviços de organização de arquivos. Arquivo eclesiástico, hoje, é instrumental de planejamento e subsídio indispensável na preservação de identidade da instituição e da sociedade. Os arquivos curiais se ressentem de uma ordenação que obedeça a um critério objetivo e uniforme para todos os documentos, levando-se em conta apenas sua função cartorial, preocupando-se unicamente com registros paroquiais. As disposições Canônicas insistem na guarda e segurança dos documentos de determinar normas para a sua ordenação.