Resumo
Esta comunicação apresenta alguns dos resultados de uma dissertação de mestrado, relativos à configuração extradisciplinar da Arquivística no Brasil, ou seja, às suas relações com outras disciplinas em termos da produção científica relacionada à área. Buscou-se identificar e compreender os conceitos de interdisciplinaridade, pluridisciplinaridade, multidisciplinaridade e transdisciplinaridade a partir de estudos de várias áreas, dentre as quais se destacam a Filosofia, a Sociologia, a Educação e a Ciência da Informação. Em seguida, foram mapeados projetos de iniciação científica desenvolvidos nos Cursos de Biblioteconomia e Arquivologia e dissertações/teses produzidas nos vários programas brasileiros de pós-graduação. O mapeamento dos projetos de iniciação científica consistiu num levantamento das pesquisas nos sítios eletrônicos dos cursos, bem como no envio de correspondências, eletrônicas e tradicionais, às suas coordenações. No caso das teses e dissertações, além de visitas aos sítios dos programas de pós-graduação, foi feito um mapeamento no Banco de Teses da CAPES. Essas pesquisas, consideradas como canais de diálogos entre a Arquivística e as demais áreas que lhe são próximas, sobretudo em relação à Ciência da Informação, parecem configurar as fronteiras entreabertas da disciplina no campo do conhecimento e evidenciar os desdobramentos da sua trajetória quanto aos seus vínculos acadêmicoinstitucionais e à formação dos docentes dos Cursos de Arquivologia do Brasil, aspectos que se entrecruzam no desenvolvimento histórico da área. Conclui-se que esses diálogos extradisciplinares são base indispensável de sua identidade como disciplina científica.