Resumo
Objetivo: Discutir as aproximações entre os conceitos de performance, documento, informação e memória, a fim de identificar as possíveis contribuições da ação e dos resultados dos registros para essa forma de arte. Método: Pesquisa de natureza teórica, pautada nos conceitos apresentados por Paul Otlet e Suzanne Briet (documento), Ana Maria Camargo e Heloísa Bellotto (documento de arquivo), Michael Buckland (informação), Renato Cohen, Peggy Phelan, Jorge Glusberg e Regina Melim (performance) e Pierre Nora e Ulpiano Meneses (memória). Resultado: A noção dos documentalistas clássicos, apesar de ampliada, não abdica da materialidade física/durável dos documentos. Como a performance não possui tal materialidade, não pode ser considerada documento. No âmbito da arquivologia, a performanceé entendida como a atividade do artista, não sendo, portanto, documento. Com relação à informação, a performancese encaixa no tipo informaçãocomoconhecimento, já que é um evento. A respeito da memória, a performanceé confrontada por dois anseios: o de resistir à sociedade de história e a necessidade social pelo conhecimento e pela permanência. Conclusões: Entende-se que os documentos gerados a partir da performance, ao invés de comprometerem sua identidade, podem ampliar as possibilidades de existência e resistência dessa manifestação artística na sociedade de história.