-
A origem do método diplomático como subsídio à organização da informação arquivística
- Voltar
Metadados
Miniatura
Título
A origem do método diplomático como subsídio à organização da informação arquivística
Autor(es)
Resumo
Diplomática e a Arquivística tem suas relações estreitadas a partir do final da década de 1960, quando ambas identificam o documento de arquivo como objeto. O presente trabalho busca, por meio da análise dos manuais clássicos de Diplomática, verificar se há uma relação entre as disciplinas que antecede essa data, como dizem alguns autores. Para tanto foram selecionadas e analisadas as obras de Mabilon (1681), Sickel (1867), e Duranti (1989), que representam, respectivamente, a Diplomática Clássica, a Diplomática Moderna e a Diplomática Contemporânea. Como resultados pode-se obervar que o método diplomático tal qual conhecemos hoje foi formulado por Sickel e ainda tem validade quando aplicado aos documentos medievais, enquanto que um método contemporâneo pode ser utilizado pelos arquivistas para garantir a organização da informação orgânica em um contexto contemporâneo de produção documental.
Palavra-Chave
Diplomática > Diplomática Clássica | Diplomática > Diplomática Contemporânea | Diplomática > Diplomática Moderna | Método > Método diplomático
Relacionado à Obra
Organizador(es)
Natureza
ISSN ou ISBN
978-989-8648-10-5
Link do Livro
ISBN
978-989-8648-10-5
Páginas
675-687
Ano
Observações
Trabalho apresentado no I Congresso ISKO Espanha e Portugal / XI Congreso ISKO España, realizado de 7 a 9 de novembro de 2013.