Resumo
O cenário encontrado na Administração Pública brasileira é de uma grande acumulação de informações. E o fenômeno do desperdício que acomete outros aspectos da sociedade também se faz presente no campo informacional. O desafio que se coloca é o de buscar mitigar esse problema do desperdício. E a palavra-chave para isso se chama integração. A pergunta problema que nos propomos responder é a seguinte: é possível aproximar a gestão de documentos da gestão da informação para otimizarmos o uso da informação contida nos documentos de arquivo das organizações públicas e privadas brasileiras? O objetivo do projeto de pesquisa é a verificação da possibilidade de fazer a integração da gestão de documentos e da gestão da informação em um único conjunto de esforços, a partir da recuperação das informações contidas nos documentos de arquivo. A pesquisa é de natureza teórica e aplicada, pois pretende, a partir da literatura sobre o tema os elementos necessários que permitam a efetiva integração entre a gestão de documentos e a gestão da informação, a partir de estratégias de recuperação das informações contidas nos documentos de arquivo. O método de pesquisa empregado é a revisão sistemática da literatura referente à gestão de documentos, gestão da informação, taxonomia e indexação. O que se propõe então, é a da integração da gestão de documentos e da gestão da informação em um único conjunto de esforços, a partir da recuperação das informações contidas nos documentos de arquivo. A realização da proposta passa pela integração de três instrumentos: plano de classificação, lista de termos controlados e linguagem documentária (taxonomia).