Resumo
A leitura é para o arquivista o primeiro elemento do processo de aprendizagem e, conseqüentemente, ela é imprescindível para a formação universitária desse profissional. O ato de ler é parte de um processo complexo que se inicia e se desenvolve ao longo da vida do sujeito. O presente trabalho tem por objetivo verificar a importância que os discentes do curso de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba dão á leitura, pois na educação dos agentes da informação ela é de grande importância no desenvolvimento de suas atividades. A rapidez dos processos de inovação tecnológica da sociedade do conhecimento, e o cenário de crescente competitividade e globalização, exigem um esforço educacional contínuo na formação dos arquivistas que só conseguirão corresponder a esses novos desafios de produção e representação da informação, através do aperfeiçoamento de suas habilidades cognitivas. A metodologia utilizada para esta pesquisa foi o estudo de caso. Desta forma, buscou-se saber junto aos discentes se: gostam de ler; quantos livros já adquiriram após entrar na universidade; quais as dificuldades encontradas em suas leituras e quais os motivos que os levam à biblioteca. Concluímos que os discentes do curso de arquivologia têm consciência do valor da leitura para o seu desenvolvimento, pois o processo de desenvolvimento cognitivo se dá através de estratégias bem planejadas, a partir do conhecimento prévio e de seus valores culturais. A leitura é um processo constante e deve se constituir por um ato de aprendizagem, pois somente com a prática, o leitor passivo torna-se um leitor crítico.