Neste artigo nos propomos a descrever a trajetória de implantação do processo eletrônico na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) em cumprimento ao que dispõe o Decreto nº 8.539 de 08 de outubro de 2015. Para contextualizar o tema processo eletrônico e com base em pesquisa bibliográfica, partiremos da caracterização dos modelos de administração pública a partir da teoria de Max Weber, Pierre Bourdieu e Bresser-Pereira e análises de alguns artigos. Trataremos sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no Serviço Público Federal explorando a legislação recente e artigos dos autores Diniz, Lima e Flores, Akutsu e Pinho. Comentaremos sobre processo eletrônico nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e apresentaremos o Sistema Integrado de Gestão de Patrimônio, Administração e Contratos - SIPAC - Portal Administrativo, um dos módulos dos Sistemas Institucionais Integrados de Gestão - SIG, sistema desenvolvido na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, usado na UNIFAP e, em outras Universidades, para instrução do processo eletrônico. Por fim iremos expor o relato de experiência da implantação do processo eletrônico na UNIFAP a partir da nomeação da Comissão para Implantação do Processo Eletrônico, descrevendo suas principais atividades, visitas técnicas, capacitações, bem como os aspectos positivos e dificuldades encontradas no processo.
Trabalho apresentado no VIII Congresso Nacional de Arquivologia, com o tema "Ética, responsabilidade social e políticas de acessibilidade para a Arquivologia", realizado pela Associação dos Arquivistas da Paraíba (AAPB) em 2018.