Resumo
O Programa de Gestão de Documentos do Arquivo Nacional (PGD/AN) foi implantado visando proporcionar administração da instituição maior eficácia no exercício de suas funções mediante a definição e implantação de uma política de gestão de documentos, assegurando o controle do fluxo documental de modo a apoiar as atividades de planejamento e implementação de suas políticas decisórias. Assim, foi criado um Grupo de Trabalho do qual participam técnicos da Divisão de Pré-Arquivo, na Coordenação do Programa, bem como dos demais setores do Arquivo Nacional. O Grupo contou, também, com a participação de um profissional de O&M. A metodologia desenvolvida no PBD/AN envolveu as seguintes etapas: - Levantamento da estrutura organizacional; - Levantamento da produção e do trâmite documentais; - fluxogramação do trâmite dos documentos produzidos; - Diagnóstico da situação dos arquivos setoriais. A partir do estudo das informações coletadas nas diversas etapas do Programa serão estabelecidas as bases para a implantação de um Sistema de Arquivos, onde um Órgão central desenvolverá tecnicamente as funções de normatização, orientação e controle das atividades de gestão de documentos no Arquivo Nacional.