Resumo
Este é um estudo sobre a imagem como representação e documento, sua gênese, fabricação, suportes e usos, uma construção do homem para dar sentido ao real. Elege imagens fotográficas da casa do escritor Jorge Amado, como objeto, ba-sicamente aquelas da sua sala de visitas, representações que po-dem apontar para as relações sociais e culturais construídas pelo escritor. A noção de documento como aporte teórico reporta-se ao conceito deBriet (1951), ao pensamento de Buckland (1991), Otlet (1996), Manini (2011) como referências históricas de um novo pensar sobre sua materialidade. Reflete sobre a imagem como representação, seus modos de produção, usos e recepção. Busca identificar o percurso que fez com que a fotografía passasse de uma invenção do século XIX, com traços puramente estéticos de representação da realidade, para um instrumento de promo-ção e circulação social do conhecimento, ferramenta útil e eficaz da pesquisa acadêmica. A pesquisa caracteriza-se como explora-tória, apropria-se do método heurístico, intuitivo e experimental, utiliza-se de questionário como instrumento de pesquisa e adota a observação direta do objeto. Como resultado, através da leitura, descrição, classificação e análise e de um processo de desmon-tagem e remontagem das imagens, aponta para a potencialidade da imagem fotográfica como fonte documental representativa das relações socioculturais estabelecidas pelo escritor.