Introdução: Discute a gestão de documentos nos arquivos acadêmicos universitários, a partir das orientações que a Portaria MEC n°.1.224/2013 propõe aos Institutos Federais de Ensino Superior. Objetivo: Verifica e analisa se a gestão documental do acervo acadêmico de graduação das Instituições de Ensino Superior da cidade de Londrina/PR está em consonância com a referida portaria. Metodologia: Apresenta uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo, a partir de uma revisão bibliográfica, e também, exploratória para analisar as atividades desenvolvidas no setor de arquivo acadêmico das Instituições de Ensino Superior, valendo-se de uma coleta de dados utilizando o questionário. Resultados: Constata a necessidade de uma gestão eficaz com os documentos armazenados no arquivo, para prestar à sociedade um atendimento de qualidade, com base na rapidez e na confiabilidade das informações solicitadas. Conclusões: Conclui que as Instituições de Ensino Superior agem ainda, de acordo com a rotina administrativa diária, sem se fazer valer de uma legislação arquivística.