Resumo
O campo de trabalho para Arquivistas é extremamente amplo. Uma vez que a fotografia pode ser considerada documento de arquivo, e, como atualmente a fotografia está presente de maneira determinante em todas as áreas, consequentemente, aparece em arquivos com muita frequência. Devido à importância de formar um profissional preparado para lidar com esses documentos que exigem um tratamento diferenciado em relação à linguagem e ao suporte, desenvolveu-se esta pesquisa. O trabalho apresenta uma análise do panorama do ensino relativo aos documentos fotográficos em arquivos nos cursos de graduação em Arquivologia do Brasil. Para isso, foi feita uma revisão da literatura sobre formação do profissional Arquivista, e um levantamento das grades curriculares oferecidas pelos dezesseis cursos de Arquivologia com intenção de identificar, quantificar e qualificar as disciplinas oferecidas que abordam o assunto. Verificou-se que nem todas as universidades oferecem disciplinas sobre o tema, e apenas quatro, das dezoito disciplinas oferecidas, dedicam-se exclusivamente às fotografias nos arquivos. A maioria das disciplinas é optativa e dilui o conteúdo relativo tratamento desses documentos em disciplinas que trabalham também outras espécies e gêneros documentais. Constatou-se o protagonismo dos professores na construção das matrizes curriculares e, consequentemente, no perfil profissional dos Arquivistas.