Resumo
Este trabalho, ora em andamento, visa diagnosticar, através de levantamento de dados, os conhecimentos prévios dos alunos que ingressam no curso de Arquivologia, no primeiro período do curso, na Universidade Estadual da Paraíba, quais as suas expectativas, seus interesses e suas afinidades com a área. A partir do diagnóstico objetiva-se desenvolver ações que apresentem o curso de maneira que os ingressantes e futuros profissionais, tenham idéia clara da essência do curso, das linhas de pesquisas e do seu campo de trabalho, visando à capacitação, atualização técnica, renovação de programas de ensino-aprendizagem, bem como propostas didático-pedagógicas que atendam as novas expectativas do mercado de trabalho da região. O método utilizado é o descritivo exploratório: a pesquisa encontra-se na sua segunda fase. Foram coletadas num primeiro momento, 610 perguntas feitas pelos estudantes do primeiro ano do curso de Arquivologia. Este material recebeu um tratamento estatístico, proporcionando os primeiros resultados do diagnóstico. A segunda fase constou de um questionário com 33 perguntas relacionadas aos aspectos socioeconômicos e cultural dos alunos. Este questionário foi respondido por 84 estudantes. Foi procedido o tratamento estatístico, com resultados significativos. Pretende-se, a partir dos resultados obtidos, criar estratégias de ação que viabilizem programas de ensino-aprendizagem que possam produzir a excelência acadêmica dos futuros profissionais com capacidade de atender as novas demandas da sociedade.