Resumo
O plano de classificação é o instrumento de gestão documental que garante a organicidade do acervo por meio da representação das relações estruturais e/ou funcionais do fundo documental, e a organização dos documentos de acordo com a mesma. Neste sentido, este trabalho visa: apresentar os resultados parciais do processo de elaboração do plano de classificação da Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano da cidade do Rio Grande (SMHADU), e; propor a adoção de políticas públicas no que tange a gestão documental do município, através de subsídios referentes ao Sistema de Arquivos do Rio Grande do Sul (SIARQ-RS). Os métodos utilizados neste trabalho foram: a pesquisa documental e bibliográfica, a observação pessoal e a realização de entrevistas. A coleta das informações possibilitou a compreensão do contexto documental, com especial atenção para o conhecimento das funções e atividades da referida instituição, assim como os documentos produzidos em consequência destas. Acredita-se que a realização deste estudo na Secretaria proporcionará subsídios para reflexões pertinentes a definição de políticas de sistemas de arquivo e gestão documental no município.