Resumo
Com este trabalho pretendemos levantar questões sobre o tratamento a ser dado ao conjunto de trabalhos das crianças e jovens nas atividades dos diversos Programas de Atendimento da Secretaria do Menor/SP. Através da realização de um "Diagnóstico da Situação dos Arquivos" pudemos constatar a existência de grande quantidade destes nas Unidades de Atendimento na Grande São Paulo e que eles possuem três aspectos que justificam sua guarda e preservação: - expressam a vida, os sonhos e a potencialidade criativa de um determinado grupo social e etário discriminado e marginalizado; - são resultado de uma experiência inovadora de políticas públicas em atenção à infância e juventude de baixa renda; - são resultado das atividades-fim da Secretaria do Menor/-SP em última análise, um produto concreto da realização dessas atividades. O universo do material é o mais amplo possível: objetos tridimensionais (cenários, bonecos, máscaras), representações visuais (pinturas, colagens, desenhos) e textuais (redações, jornaizinhos). São produzidos em grande escala (algumas unidades relatam a existência de dez mil itens sob sua guarda) e apresentam semelhanças por serem resultado de atividades similares no cotidiano das Unidades de Atendimento. Considerando-se as características peculiares desses documentos e que essa categoria não tem sido abordada pelos estudiosos de Arquivística, cabem os seguintes questionamentos: - Quais os critérios a serem adotados para sua avaliação e seleção? - Devem ser considerados como documentos de Arquivo? - Podem ser considerados como parte integrante e intransferível do acervo documental da Instituição ou podem ser avaliados, à parte, pelo seu valor sociocultural?