Início > Coleções > Arquivística > A descrição de documentos fotográficos através das Normas AACR2 e ISAD (G): uma aproximação comparativa entre as Normas AACR2 e ISAD(G)
A descrição de documentos fotográficos através das Normas AACR2 e ISAD (G): uma aproximação comparativa entre as Normas AACR2 e ISAD(G)
A presente pesquisa, que resultou em dissertação de mestrado defendida na Universidade Estadual Paulista, UNESP, pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, aborda o documento fotográfico no âmbito de sua descrição em arquivos e bibliotecas. Tem o objetivo de fazer uma possível comparação entre as normas AACR2, utilizadas para a descrição bibliográfica nas bibliotecas e a norma ISAD (G) que, por sua vez, é o conjunto de regras para que seja obtida a descrição arquivística. Inicialmente o objeto é contextualizado para se passar à apresentação das regras do AACR2 e da ISAD (G). Uma análise panorâmica das regras expostas é feita a partir dos modos de representação de cada uma: para a biblioteconomia, sua ficha que materializa o ato da descrição, para a arquivologia, seus instrumentos de pesquisa que, da mesma forma, oferecem aos usuários um quadro não só do material como de todo o contexto de seu acervo, disponibilização para os usuários e em seu estudo de forma geral.
GT 1 - Arquivos e o novo significado na sociedade do conhecimento. Arquivologia e a informação documental. Linguagem arquivística. Usos de recursos e tecnologias na Arquivologia
This work boards the photographic document in the scope of its description in archives and libraries. The objective is to make possible the comparison between the AACR2 rules, utilized for bibliographic description in libraries and the ISAD (G) norm, which are the rules to obtain an archivist description. Departing from document concept, passing by his function in archives and libraries and passing by photography history. Under archivist’s principles and librarian treatment theory, there is a consideration about description in general form and its application in a document with peculiarities and when the document is target of discussions that reflect in availability to the users an its studies generally.