Resumo
Visando contribuir para consolidação das pesquisas em torno da díade Competência em Informação-Arquivologia, este artigo objetiva estabelecer uma relação teórico-prática entre as “Dimensões Conceituais para a inserção da Competência em Informação no cenário arquivístico brasileiro”, o Grupo de Pesquisa “Arquivologia e Competência em Informação” e o Projeto de Pesquisa “Competência em Informação e Arquivologia: espectros e inter-relações”, ambos desenvolvidos na Universidade Federal do Pará, tendo em vista que a Competência em Informação é considerada uma abordagem de aprendizagem essencial para o desenvolvimento do arquivista, no aprimoramento e no desenvolvimento da compreensão crítica da informação. As relações indicam forte aderência do instrumento teórico-conceitual com as possibilidades de aplicações práticas vislumbradas na descrição e nas atividades tanto do grupo, como do projeto de pesquisa, considerando o objetivo principal das dimensões de contribuir para inclusão da Competência em Informação no universo arquivístico, especificamente no desenvolvimento de ações, no âmbito da formação e da atuação do arquivista, na construção de um arcabouço teórico que atenda o universo acadêmico-científico da área e das demais disciplinas que estabelecem relações com a Arquivologia e reflitam em ações concretas que beneficiem a sociedade como um todo.