Resumo
O documento fotográfico é uma importante fonte de pesquisa, e o contexto onde se inserem e a ordem que lhes é dada podem influenciar no entendimento e uso de seus atributos. Para compreender estes fatores partimos de um estudo teórico sobre o termo classificação em arquivos, bibliotecas e museus e posteriormente realizamos uma pesquisa exploratória no Arquivo Público do Estado de São Paulo, SP, Biblioteca Mario de Andrade, SP e no Museu Paulista, SP, para verificar os processos de classificação nestas instituições. Baseados na observação feita em cada instituição e no levantamento de documentos e manuais utilizados por estas, procuramos enfatizar a existência de princípios próprios, específicos a cada área, devido à função da instituição, sua relação com a sociedade e com o suporte informacional, mas também mostrar que há analogamente em cada um dos campos, a necessidade de conhecimentos que contemplem uma maior familiarização com os preceitos de cada um, pois as três instituições têm semelhanças entre si. Cada acervo traz consigo problemas genéricos e específicos a cada um dos campos a que se filia e é nesse contexto que discussões de cunho conceitual resultam na compreensão e na consolidação de bases teóricas referentes à problemática da classificação em relação ao documento fotográfico.