Resumo
O trabalho tem como tema “A capacitação dos servidores públicos em Gestão de Documentos no Estado de Minas Gerais”, a partir da Gestão de 1995. O Projeto Informação e Memória: gestão e preservação do patrimônio documental do estado de Minas Gerais”, com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG em sua nova acepção a partir de março/95, possibilitou ao Arquivo Público Mineiro dar início a gestão documental em Minas, com a conclusão do Projeto em set/95, iniciou-se uma nova fase, através de cursos de capacitação para os servidores, com recursos do Programa “Oficina de Cultura”- Convênio SEC/MG e MTb/SEFOR/FAT. O Arquivo Público Mineiro como unidade integrante da Secretaria de Estado da Cultura e participante do Programa “Oficina de Cultura”, identificou a carência de agentes com conhecimento mínimo em Gestão de Documentos nos Órgãos da Administração, conforme se constatou na época do Cadastramento na Administração Pública Estadual Direta. A partir deste dado incontestável, elaborou-se 5 propostas de curso, a saber: Arquivologia e Gestão Documental: Introdução ( 03 ) e Gestão da informação Documental (02), que encaminhados à Direção Geral do Programa "Oficina de Cultura", foram acatados. A Coordenação Setorial dos cursos ficou a meu cargo, com a supervisão da Sra. Superintendente Norma de Góes Monteiro. A nova etapa entre tantas que a cada dia surge na Superintendência do Arquivo Público Mineiro, foi objeto de planejamento, para a curto prazo capacitar o servidor como agente multiplicador da informação. Foi a estratégia mais adequada, para que o ''Programa de Gestão de Documentos no Estado de Minas Gerais", fosse rapidamente disseminado. Apresentação do trabalho com recursos de retroprojetor e projetor de slides.