Resumo
A realidade arquivística brasileira assinala, gradativamente, para a necessidade de sistematização dos processos de tratamento, controle, guarda e acesso aos documentos. Coadunando com a afirmativa, o Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM) desde a aprovação do marco regulatório preconizado pela Resolução nº 50 do ano de 2008, que institui a Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD) e aprovou os instrumentos arquivísticos, dando início a uma nova perspectiva sobre o gerenciamento da informação institucional. Para colimar em ações práticas, buscou-se um trabalho de gestão de documentos de arquivo como um recurso estratégico para a modernização dos serviços arquivísticos no poder judiciário amazonense consentâneo com os princípios constitucionais de promover a administração de documentos e a publicização da informação judicial. Com o objetivo de automatizar o processo de avaliação, optou-se em desenvolver um sistema que auxiliasse nas rotinas de revisão, análise histórica, estatística, eliminação e localização dos processos findos no Arquivo Central da instituição de forma sistemática e racional. Com o trabalho intelectual dos profissionais multidisciplinares da CPAD, o Sistema de Gestão de Documentos (SISGED) ganha corpus e forma para transformar-se em um arguto sistema, o qual dará condições favoráveis e qualidade arquivística aos documentos de guarda permanente.