Tratar sobre as questões relativas aos arquivos musicais nos leva naturalmente a abordá-las a partir de duas áreas distintas: arquivologia e música, que se unem em prol de questionar, problematizar, refletir e procurar meios de intervir em favor da solução de problemáticas que perpassam a noção disciplinar de música e arquivística. O objetivo do presente trabalho consiste em apresentar algumas considerações relativas à atuação profissional junto aos acervos musicais que deve ser, inevitavelmente, interdisciplinar devido, sobretudo, as especificidades da documentação musical.Assume-se nesse trabalho, portanto,a ideia de integralidade entre as ações musicológicas e arquivísticas com relação ao tratamento da documentação nos arquivos e acervos musicais, ressaltando a necessidade de se empreender esforços interdisciplinares para lidar com a questão. Salienta-se os atuais diálogos estabelecidos com relação a interdisciplinaridade da atuação profissional em arquivos musicais, enfatizando os trabalhos desenvolvidos por musicólogos, arquivistas e profissionais da informação,em prol da sistematização destas atuações.
Trabalhos apresentados no VIII Seminário de Arquivologia da UFMG (SEARQ) Arquivologia – Diálogos Possíveis, evento realizado pelos alunos do Curso de Arquivologia, da Escola de Ciência da Informação, da Universidade Federal de Minas Gerais, realizado no período de 24 a 27 de outubro de 2016.