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A aplicação da normalização arquivística no tratamento e recuperação das informações em arquivos históricos escolares
Descreve as especificidades dos arquivos históricos escolares e o valor dos mesmos no levantamento de fontes para os estudos e pesquisas sobre as instituições escolares no Brasil. Discute a necessidade de tratamento arquivístico da massa documental permanente guardada nos arquivos das instituições de ensino públicas e privadas, ressaltando a riqueza da tipologia documental desses acervos, que detêm informações não só administrativas, de caráter comprobatório, como também uma variedade de registros sobre as práticas pedagógicas e o cotidiano escolar. Destaca que a descrição arquivística feita de forma padronizada permiti que os documentos sejam recuperados, inclusive por outros sistemas de informação, ampliando-se assim as possibilidades de cooperação entre os arquivos. Aponta a importância do uso da NOBRADE, em conjunto com as normas internacionais ISDIAH e ISAAR (CPF), no que diz respeito à descrição e elaboração de pontos de acesso para entidades e produtores. Mostra as contribuições do AACR2R - Código de Catalogação Anglo-americano na padronização de nomes pessoais e de entidades coletivas e de suas respectivas remissivas. Traz exemplos de como o uso dos diferentes padrões podem contribuir na elaboração de descrições consistentes, questão fundamental para garantir a qualidade da recuperação da informação, permitindo a geração de índices variados que poderão ser disponibilizados na forma de catálogos impressos ou em banco de dados de acesso remoto.