Resumo
O profissional graduado em Arquivologia responsável pela administração do arquivo – tem o grande desafio de divulgar as funções e atividades desenvolvidas no arquivo. Mas para que tudo isso seja realizado de maneira satisfatória, o Arquivista deve buscar auxílio na área de administração, mais especificamente na área de Marketing, sendo este o setor responsável, além de outras atividades, pela divulgação e promoção da organização. Este trabalho apresenta o histórico e os conceitos de Marketing abordados na área de administração demonstrando sua utilização nas unidades de informação focando a importância da sua implementação no arquivo com o intuito de incentivar o uso do Marketing pelos Arquivistas. No decorrer da pesquisa foi possível compreender que a carência de conhecimento dos Arquivistas a respeito da aplicabilidade do Marketing no arquivo pode reduzir-se consideravelmente com a implantação de uma disciplina de Marketing na graduação em Arquivologia. Na segunda parte do trabalho são apresentados os cinco principais tipos de Marketing, adotados no ramo empresarial. São eles: Marketing de relacionamento, Endomarketing, Marketing promocional, Marketing de Serviço e Marketing social. E por fim, atendendo aos objetivos dessa pesquisa são apresentados os tipos de Marketing mais apropriados ao arquivo.