Resumo
Este trabalho desenvolve-se no acervo documental da Legião de Maria - Senatus Nossa Senhora da Conceição de Santa Maria, associação laical ligada à Igreja Católica a qual tem jurisdição sobre todo o território Gaúcho. Esta associação está presente nos cinco continentes, com seu sistema padronizado e nomenclatura advinda da língua latina, nos apresenta um léxico de termos que diferem de nosso cotidiano, instigando a busca por seu significado frente aos acervos eclesiásticos. Nos dias de hoje o problema da gestão documental está presente nas mais variadas instituições produtoras de documentos, por meio deste trabalho almeja-se propor a classificação do conjunto documental, através de medidas que visem a otimização na recuperação das informações, bem como abordar o papel social que exerce o Arquivista frente a memória e a produção documental. A metodologia utilizada é a observação direta, afim de elaborar o diagnóstico institucional, a aplicação dos princípios arquivísticos visando identificar os produtores documentais e os fundos existentes, a elaboração de instrumentos de classificação que reflitam os organismos componentes da instituição bem como sua aplicação. Resultante desta abordagem temos a conscientização dos gestores quanto o papel e a relevância do profissional arquivista na sociedade bem como os campos de atuação deste profissional envolvendo os arquivos eclesiásticos; a organização do acervo, juntamente com a gestão documental e preservação da memória institucional, visando o acesso aos seus usuários.