Resumo
Este trabalho investiga o papel da Curadoria Digital no projeto Jugando a Definir la Ciencia e na proposta de sua aplicação adaptada na escola indígena da Aldeia Índia Vanuíre, no interior do Estado de São Paulo. A Curadoria Digital é uma nova área interdisciplinar que se ocupa do gerenciamento dos objetos digitais em todo o seu ciclo de existência, envolvendo ações relativas à sua produção, organização, preservação, entre outros. O Jugando a Definir la Ciencia é um projeto desenvolvido pelo Instituto Universitário de Linguística Aplicada da Universidade Pompeu Fabra, que realiza a confecção colaborativa de dicionários de definições de termos científicos básicos para crianças elaboradas pelas próprias crianças, a princípio de forma manual e, posteriormente, em meio digital, o Clube Léxico. A Aldeia Índia Vanuíre, localizada no município de Arco-Íris, onde se encontram indígenas principalmente das etnias Kaingang e Krenak, já conta com um projeto de elaboração de um dicionário de equivalências realizado pela professora da aldeia. O objetivo do presente trabalho é apresentar a proposta de criação de um dicionário de definições verbais e pictóricas de termos em Kaingang e Krenak, o projeto Terminologia Kaingang e Krenak de ArcoÍris, utilizando a metodologia do Jugando a Definir la Ciencia, e a disponibilização desta terminologia em ambiente digital, além de investigar como a preservação e o acesso adequados desta informação podem ocorrer por meio da aplicação dos processos de Curadoria Digital. A pesquisa possui caráter qualitativo, com metodologia de pesquisa bibliográfica em bases de dados, bibliotecas e periódicos da área da Ciência da Informação, e estudo exploratório dos ambientes digitais relevantes ao objeto de estudo. O trabalho apresenta como conclusão as diversas maneiras como a Curadoria Digital pode contribuir para o adequado tratamento da informação produzida, armazenada e disponibilizada nos ambientes digitais dos projetos, para que se garanta o seu acesso e preservação.