Resumo
A preservação de acervos pedagógicos se faz necessária, pois a partir da reflexão das práticas pedagógicas referentes à cultura escolar, por meio da análise da produção documental da instituição, é possível resgatar a historicidade da organização conforme o controle das atividades baseadas na legislação vigente e das ações administrativas, envolvendo o funcionamento da organização. O estudo dos arquivos escolares pode contribuir com o domínio geral de cultura, pois acervos pedagógicos são conjuntos de documentos tanto de ordem burocrática quanto de ordem pública e social. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é apresentar resultados de reflexões realizadas sobre o uso dos arquivos escolares como fonte de pesquisa social e de ações educativas para instigar o usuário a utilizar o valor informativo do documento como uma forma de representação da memória, de modo que lhe permita explorar as inúmeras finalidades científicas, didáticas, culturais, artísticas, bibliográficas e politicas. Para essa finalidade, utilizamos como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e levantamento documental, além de entrevista realizada no acervo do Centro de Convivência Infantil “Prof Helton Alves Faleiros- CCI” da Unesp – Campus Marília . Concluiu-se que a preservação de documentos que registrem o uso de símbolos e objetos lúdicos mediados pelas atividades culturais possibilita que o arquivo seja utilizado por usuários como um instrumento legal de acesso a informação, contribuindo com a função social de resgate da produção de saberes.