Resumo
Por meio da compilação dos resultados de estudos realizados por diversos autores, esse artigo propõe apresentar uma reflexão sobre as características dos arquivos produzidos pelas atividades de ciência e tecnologia. As atividades científicas e tecnológicas produzem uma significativa diversidade de documentos, que pode ser considerada arquivo. Os autores demonstram que a guarda e preservação desses documentos estão sob a responsabilidade dos pesquisadores que, em geral, somente os conservam quando necessário utilizá-los para o andamento das pesquisas. De acordo com o referencial teórico, a preservação dessa documentação é importante também para estudos sobre a história da instituição e história da ciência de forma mais ampla. A presença de arquivistas nos laboratórios se torna importante para que o processo de guarda da produção documental se efetue no âmbito do princípio da proveniência. As atividades de ensino em ciência e tecnologia igualmente se beneficiam no que se refere à guarda da documentação produzida para a preparação e realização das aulas. As propostas levantadas ressaltaram a necessidade de uma atuação conjunta de arquivistas e pesquisadores nos laboratórios. Apontam-se, também, estudos, projetos e resultados obtidos para a preservação da prática em ciência e tecnologia para a memória da ciência no Brasil.