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Construção do Centro Virtual de Cultura e Memória da Escola Estadual de Guaraituba
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Título
Construção do Centro Virtual de Cultura e Memória da Escola Estadual de Guaraituba
Resumo
A construção de um espaço virtual possibilita a ampliação das metas de arquivamento de informações escolares, pois, estando aberto a população em geral ultrapassa os limites da comunidade escolar, fato que exige uma seleção criteriosa de documentos e materiais que além de potencializar o ensino de História, torna possível a divulgação destas informações e a construção de monumentos na perspectiva de Jacques LE GOFF. Visamos cobrir algumas lacunas do cotidiano escolar, da história e cultura da escola e acabamos criando outras. A elaboração de um espaço virtual como instrumento de estudo da memória escolar, da educação, não é novidade, pois existem diferentes instituições que já mantêm tais acervos, mas, em nosso contexto encontra força e argumento com a ausência de um espaço material apropriado, aspecto comum para a maioria das escolas públicas paranaenses; visto que também o uso de novas tecnologias midiáticas, abre também novas possibilidades para o tratamento de documentos e fontes, contribuindo para a construção de novos saberes. Assim, utilizamos de recursos tecnológicos/digitais para além da mera preservação de informação, mas para a consolidação de um ideal de que todos os sujeitos constroem o que compreendemos como história. Mais que divulgar cabe a discussão por quais caminhos as fontes foram construídas. A partir do trabalho de um grupo de Professores, Funcionários e Alunos da 5ª a 8ª séries do ensino fundamental, desvelamos diferentes facetas do cotidiano escolar que estavam obscurecidas, tanto nos arquivos escolares, quanto nas gavetas e memórias das diferentes pessoas que vivenciaram e vivenciam a Escola. Com o centro temos a ampla pretensão de levantar informações sobre o cotidiano esquecido e obscurecido da Escola, utilizando: a organização, seleção e análise de imagens (KOSSOY, FISCHER, SARDELICH); a coleta e processamento de relatos e entrevistas (ALBERTI, NORA, RANZI); e a organização e análise dos documentos escolares e pessoais (atas, livros, cadernos e outros materiais). Tanto trabalho já nos rendeu alguns frutos com a organização do acervo digital de imagens, e com a organização dos relatos da Professora Alda Millani, primeira docente da Escola Isolada de Guaraituba, criada em 1957. Mais, que recolher recortes do passado, este trabalho vem demonstrando aos alunos do ensino fundamental como pode ser produzido o conhecimento histórico.
Palavra-Chave
Relacionado à Obra
Organizador(es)
BELTRÃO, Vera R. Marques | GONÇALVES, Nadia G. | SOUZA, Gizele de
Natureza
Sessão
EIXO TEMÁTICO CENTROS DE DOCUMENTAÇÃO E CENTROS DE MEMÓRIA