O presente artigo é fruto do trabalho de conclusão de curso em Arquivologia. A pesquisa observou grupos de comunidades escolares formados no Facebook, que postam registros particulares e individuais voltados ao universo das instituições de ensino pelas quais os integrantes dos grupos passaram. Verificou-se que tais registros ao serem compartilhados atingem uma memória coletiva por parte dos sujeitos que frequentaram em determinado período, o espaço escolar, evidenciando o quanto o Facebook se constitui como um lugar de memória, justificada, inclusive, em alguns casos, pela ausência desse tipo de acervo sob posse da instituição de ensino. Para tanto, tal estudo se concentrou em pesquisar dois grupos do Facebook, com ênfase nas postagens e interação de seus usuários diante de um documento escolar, sendo feito um recorte nos anos em que foram feitas as postagens. De cada grupo, foi analisada uma postagem anual compreendendo os períodos de 2019 à 2022.
Social networks as a memory space: Facebook as a potential instrument in the construction of school memories
Abstract/Résumé/Resumen
This article is the result of the Final Paper of the Archivology Course. The research observed groups of school communities formed on Facebook, which postprivate and individual records aimed at the universe of educational institutions through which the members of the groups passed. It was found that such records, when shared, reach a collective memory on the part of the subjects who attended the school space in a certain period, showing how Facebook is constituted as a place of memory, justified, even, in some cases, by the absence of this type of collection held by the educational institution. To this end, this study focused on researching two Facebook groups, with emphasis on the posts and interaction of its users in front of a school document, with a cut in the years in which the posts were made. From each group, an annual post comprising the periods of 2019 to 2022 was analyzed.