-
Gestão de arquivos escolares: reflexões no âmbito do estado do Rio de Janeiro
- Voltar
Metadados
Miniatura
![](http://arquivistica.fci.unb.br/wp-content/uploads/2023/09/cropped-PSP-Inovacao-v8-n1-2021-205x205.jpg)
Título
Gestão de arquivos escolares: reflexões no âmbito do estado do Rio de Janeiro
Resumo
O presente artigo teve por objetivo analisar as possibilidades de gestão de arquivos escolares. Para atender a essa finalidade, inicialmente contextualizou-se a gestão de documentos enquanto teoria e prática, o que permitiu apreender seus instrumentos e subsídios que podem auxiliar na organização dos arquivos escolares. Posteriormente levantou-se as ações de gestão desenvolvidas pelo Estado do Rio de Janeiro, através do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro; da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro e o que já se encontra enquanto perspectivas no universo específico das escolas, com destaque aos profissionais disponíveis e atuantes que contribuem no seu fazer cotidiano para a gestão desses arquivos. Como resultado infere-se que ainda há uma ausência de práticas de gestão de documentos nas escolas e uma necessidade de aprimorar a gestão dos arquivos escolares, o que se constitui ainda como um desafio a ser enfrentado. Para enfrentar a questão consideramos necessário aproximar as ações de gestão de documentos estaduais já existentes das escolas; sensibilizar os sujeitos das escolas quanto à necessidade de gerirem e preservarem os documentos escolares; pensar estratégias de gestão de documentos que façam sentido no âmbito escolar e sensibilizar as autoridades quanto à necessidade das escolas serem espaços de atuação profissional para os arquivistas.
Relacionado à Obra
Organizador(es)
Natureza
ISSN
2358-7814
Sumário
Artigos
Período
set.2021/fev.2022
Volume
8
Número
1
Páginas
121-143
Ano
Link Principal
Link do Artigo
Categoria
Local
Outro Idioma
Title/Título/Titre
SCHOOL FILE MANAGEMENT: Reflections within the state of Rio de Janeiro
Abstract/Résumé/Resumen
This article aimed to analyze the possibilities of managing school files. In order to attend to this form, document managementis contextualized as theory and practice, which apprehends its instruments and subsidies that can assist in the organization of school archives. Subsequently, the management actions developed by the State of Rio de Janeiro are requested through the PublicArchive of the State of Rio de Janeiro; from the State Department of Education and what is already being sought in the specific universe of schools, with emphasis on the available and active professionals who contribute in their daily work for the management of archives. As a result, it is inferred that there is still an absence of document management practices in schools and a need to improve the management of school archives, which is still a challenge to be faced. To face an issue, he considers it necessary to bring the existing state document management actions closer to schools; make school subjects aware of the need to manage and preserve school documents; think about the management of documents that make sense in the school context and sensitize the authorities about the need for schools to provide professional spaces for archivists.
key words/Mots-clés/Palabras clave
Public Archive of the State of Rio de Janeiro | Records Managements | School Archives | State Department of Education