Resumo
Dentre as instituições públicas prestadoras de informações relevantes à sociedade, o arquivo escolar, figura-se como aquele que é responsável pela documentação inerente a todo processo educacional. O uso dos arquivos escolares, como fontes de pesquisas para a sociedade, vão muito além, do que simples mecanismos auxiliadores da compreensão histórica. Inserem-se como elementos de prova e de representação da cultura e memória, com as particularidades da escola que os produziu, como também dos indivíduos sociais aos quais se referem. Os arquivos permanentes são responsáveis por disseminar e manter viva a memória da instituição escolar e daqueles que fizeram parte dela. Por isso, é importante que as informações contidas nesses espaços sejam organizadas e acondicionadas oferecendo condições de acesso e divulgação para os seus usuários, sejam eles: pesquisadores, historiadores, docentes, discentes, enfim, da sociedade de um modo geral. Este artigo é resultado de uma pesquisa empírica desenvolvida com o objetivo, de analisar a importância da informação, do arquivo do IEP-PB como memória institucional e social da comunidade em geral. É uma pesquisa empírica de cunho descritivo, com abordagem qualitativa e quantitativa, usando como instrumentos de coleta de dados a entrevista e o uso de questionários. Constatou-se através desta, que a “importância do arquivo escolar, permanente do IEP, enquanto guardião e disseminador, da memória institucional e social” é um fato notório, porém, permanece ainda no plano teórico não se revelando em ações gerencias concretas em busca da melhoria de seu acesso para os usuários.