O artigo apresenta resultados do projeto de extensão Ecos de Memória desenvolvido por estudantes, professores da Universidade do Estado de Santa Catarina e comunidade da Escola Estadual Básica Jerônimo Coelho (EEBJC) em um esforço na construção e preservação da memória escolar dessa instituição centenária da cidade de Laguna (SC). As fontes deste trabalho foram “achados” de álbuns fotográficos, quadros de formatura e quadros de diretores produzidos entre os anos de 1918 a 1999. Essa escola básica integra os sete primeiros Grupos Escolares implantados entre (1911 e 1918) pelo movimento de modernização do ensino catarinense. Esses documentos apresentam rastros da memória de uma cultura escolar que faz parte da história da educação catarinense. Os pressupostos de Milevski (1997) e a perspectiva metodológica de pesquisa ação de Thiollent (2011) balizaram o desenvolvimento do trabalho. Os envolvidos na ação extensionista participaram ativamente do processo de conservação, preservação e restauração desse acervo, com orientação de especialistas da área. Houve a higienização de 11 álbuns fotográficos, confecção de caixas e envelopes para armazenar adequadamente essas fontes de pesquisa e memória, reverberando na interação entre Universidade, escola e comunidade em busca da construção da memória e preservação desse acervo escolar, que é um patrimônio cultural.