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O ensino universitário de Arquivologia no Brasil: um estudo sobre as propostas pedagógicas e estruturas curriculares dos cursos de graduação
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Título
O ensino universitário de Arquivologia no Brasil: um estudo sobre as propostas pedagógicas e estruturas curriculares dos cursos de graduação
Resumo
Esse texto tem como objetivo conhecer os projetos políticos pedagógicos dos cursos de Arquivologia do Brasil, bem como analisar as ênfases curriculares existentes nos diversos currículos de Arquivologia. Foi identificado que, de modo geral, os projetos políticos pedagógicos dos cursos se propõem a formar arquivistas para atuarem de modo crítico, criativo e eficaz em atividades que possibilitem a percepção do valor da informação arquivística para as organizações e para a sociedade como um todo, por meio de ações de gestão, organização, preservação e difusão de documentos e informações arquivísticas. A partir da análise das grades curriculares e das ementas disciplinares propostas nos currículos dos cursos de Arquivologia, categorizamos as disciplinas dentre os seguintes grupos: a) conteúdos específicos: fundamentos arquivísticos, o profissional em Arquivologia, arquivo permanente, preservação e restauração, gestão de documentos, gestão de documentos eletrônicos e/ou em suportes especiais, usuários, planejamento e projetos, legislação arquivística, pesquisa/metodologia, estágio e trabalho de conclusão de curso; b) conteúdos complementares: Biblioteconomia, Ciência da Informação, Museologia, História, Paleografia, Diplomática, Notariado, Sociologia, Antropologia, Psicologia, Administração, Contabilidade, Direito, Comunicação, Ciência da Computação, Estatística e Letras/Linguística. Os resultados indicam que o foco nas técnicas arquivísticas e no documento deixou de ser a única preocupação do ensino universitário. A Arquivologia de hoje volta-se mais para a importância da informação arquivística, independente do tipo de suporte, e para a valorização da pesquisa como forma de desenvolvimento teórico-epistemológico e atualização frente às necessidades de harmonização com as constantes variações nas demandas sociais e do mundo do trabalho
Palavra-Chave
Currículo | Curso Arquivologia/UFSM > Curso de arquivologia | Projeto > Projeto político pedagógico
Relacionado à Obra
Organizador(es)
Natureza
ISSN ou ISBN
0100-2244
ISSN
0100-2244
Sumário
Artigos
Período
jan./dez.
Volume
13
Número
01/fev
Páginas
133-160
Ano
Categoria
Local
Outro Idioma
Title/Título/Titre
The university education ofArchivology in Brazil: a study about the pedagogical proposal and curricular strutures of undergraduate courses
Abstract/Résumé/Resumen
This essay aims to study the political pedagogical projects of the archivology courses of Brazil, and also aims to analyze the existing curricular emphasis of the archivology degree programs. It was identified that in general, the political projects of educational courses are intended to educate archivists to act in a critical, creative, and effective way in activities that offer the perception of the archival information value for organizations and society as a whole through actions of management, organization, preservation, and dissemination of documents and archival information. From the Archivology degree programs analysis, the subjects were categorized in the following arcs: a) the specific contents; b) the additional contents. The results indicate that the focus on the archival techniques and the document is no longer the sole concern of university education. The archival studies today turn to the importance of archival information regardless of the line of support, and the research enhancement as theoretical and epistemological development and the needs of harmonization with the constant changes and updates in social demands and workplace.
key words/Mots-clés/Palabras clave
Course Archival Science | Curriculum | Political Pedagogical Project