Resumo
A sociedade, sofreu grandes mudanças, desde o início do século, com a explosão da informação e a banalização do uso e propagação de novas tecnologias. Nesse novo cenário está o profissional que se confronta com profundas modificações resultantes de novos parâmetros de produção, circulação e uso da informação arquivística. Estas transformações no cenário arquivístico exigem do profissional a capacidade de interagir com as novas demandas sociais, organizacionais, culturais e científicas. Para traçar o perfil do aluno do curso de Arquivologia foi utilizado um questionário como instrumento de coleta de dados, elaborado a partir de grandes núcleos de questões, a saber: dados sócioeconômicos; hábitos culturais; avaliação do curso pelo aluno; estágio/trabalho do estudante. Foram aplicados 142 questionários o que representa 45,95% de um universo de 309 alunos matriculados até o primeiro semestre letivo de 2000. Os resultados da pesquisa foram muito reveladores, nos mostra um aluno interessado em atuar na área e que fez opção pelo curso por estar ciente que o mercado de trabalho é muito promissor, tem um capital cultural bom, ao contrário de pesquisas realizadas na Universidade Federal Fluminense e Uni-Rio é que está otimista em relação ao seu futuro apesar de concordar que a disciplina ainda é carente em relação ao seu espaço e reconhecimento, é um aluno jovem que vê nos estágios uma forma de se aperfeiçoar e se preparar para o mercado de trabalho.