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A elaboração do primeiro curso técnico em arquivo do Brasil: uma parceria entre Arquivo Público do Estado de São Paulo e Centro Paula Souza
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Título
A elaboração do primeiro curso técnico em arquivo do Brasil: uma parceria entre Arquivo Público do Estado de São Paulo e Centro Paula Souza
Resumo
Passados cerca de 40 anos da publicação da lei que regulamenta a profissão de Arquivista e de Técnico em Arquivo, o Brasil dispõe de diversos cursos de graduação para formação de Arquivistas, mas apenas um Curso Técnico. Este artigo tem como objetivo apresentar uma descrição de alguns aspectos do processo de elaboração do primeiro Curso Técnico em Arquivo do Brasil, fruto da parceria entre Arquivo Público do Estado de São Paulo e Centro Paula Souza. A metodologia deste trabalho consistiu na análise do plano de curso do Técnico de nível médio, dos documentos utilizados na elaboração do currículo do curso, de fontes bibliográficas e da legislação acerca dos temas da Educação Profissional Tecnológica e do Técnico em Arquivo. Como resultado deste estudo, temos uma reflexão sobre o perfil do profissional de nível médio, uma análise da demanda para a proposição do curso, a apresentação de matriz e plano curriculares definidos pelo grupo de trabalho, com ênfase na distinção das atribuições práticas do Técnico em Arquivo em relação à perspectiva mais ampla das competências de um Arquivista, profissional de nível superior. Além de referência, este artigo acaba sendo um estímulo para que outras instituições proponham a criação de Cursos Técnicos em Arquivo e compartilhem suas experiências.
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Organizador(es)
Natureza
ISSN ou ISBN
2447-908X
ISSN
2447-908X
Sumário
Artigos
Período
abr.
Volume
Ano VII
Número
12
Páginas
56-69
Ano
Categoria
Outro Idioma
Title/Título/Titre
The develpoment of the first brazilian vocational training in archives: a partnership between arquivo público do estado de São Paulo and Centro Paula Souza
Abstract/Résumé/Resumen
After around 40 years from the publication of the law regulating Archivist and Archival Technician careers, Brazil opened a number of undergraduate courses to prepare Archivists, but only one Vocational Training for high school students (also known in Brazil as a Technical Course). This paper aims to make a description of some aspects of the developmental process of the first course to prepare Archival Technicians in Brazil. This course is a result of a partnership between Arquivo Público do Estado de São Paulo (São Paulo’s Public State Archive) and Centro Paula Souza (Paula Souza Vocational School) To write this article, the method consisted in analyzing: course plan/curriculum, the documentation of the course development process, source literature and legislation on the subjects of Vocational Education and Archival Technicians. As a result of this study, it emerges a critical reflection about the profile required by labor market concerning professionals coming from secondary education. Plus, this article analyzed the demand for the course proposal and the presentation of the curricular matrix and course plan defined by the working group. It emphasized the distinction between practical tasks performed by Archives Technicians and much more comprehensive education acquired by Archival Science students in college. More than a source of reference, this article ends up being a motivation for other institutions to propose the creation of similar courses and to share their experience.
key words/Mots-clés/Palabras clave
Archival education | Archival Science | Curriculum development | Professional education | Training in Archives | Vocational