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O cenário arquivístico na implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) nos ministérios federais brasileiros
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Metadados
Título
O cenário arquivístico na implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) nos ministérios federais brasileiros
Resumo
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) teve sua implantação, nos ministérios federais brasileiros, iniciada em 2015, trazendo vantagens operacionais administrativas. Entretanto, mesmo com a rápida adoção desse sistema em vários órgãos públicos, há poucos estudos sobre a participação ou impactos desse sistema nas unidades de arquivos. Nesse sentido, o presente estudo buscou compreender como está sendo o uso do SEI nos ministérios federais, levando em consideração o papel desempenhado pelos setores de arquivo, por meio da aplicação presencial de questionários estruturados para os gestores dos arquivos. O estudo revelou que o uso do SEI e a produção de documentos nato digitais nos ministérios é uma realidade estabelecida, que convive com desafios como a resistência de servidores no abandono do uso do papel, a dificuldade com as ferramentas tecnológicas e a não existência de funcionalidades que proporcionem a gestão arquivística no sistema, apresentando um cenário desafiador para os profissionais dos arquivos.
Palavra-Chave
Arquivo | Ministério da Cultura > Ministério Federal | Sistema > Sistema eletrônico de informação
Relacionado à Obra
Organizador(es)
Programa de Pós-Graduação em Gestão de Documentos e Governança Arquivística (PPGDARQ), | Universidade Estadual da Paraíba - UEPB | Universidade Federal da Paraíba - UFPB
Natureza
ISSN ou ISBN
2317-9708
ISSN
2317-9708
Sumário
Artigos Completos
Período
out.
Volume
6
Número
Especial
Páginas
375-389
Ano
Observações
Trabalho apresentado no VIII Congresso Nacional de Arquivologia, com o tema "Ética, responsabilidade social e políticas de acessibilidade para a Arquivologia", realizado pela Associação dos Arquivistas da Paraíba (AAPB) em 2018.