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Discursos e práxis do documento audiovisual nos arquivos: perspectivas de organização arquivística
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Título
Discursos e práxis do documento audiovisual nos arquivos: perspectivas de organização arquivística
Resumo
A necessidade dos documentos audiovisuais serem reconhecidos como documentos de arquivo é resultado da evolução dos suportes e novos gêneros documentais que passaram a ser usados para registrar informações, integrando os conjuntos documentais orgânicos. Além disso, devido às características próximas do real que a linguagem audiovisual proporciona, as instituições e indivíduos têm escolhido esse gênero documental para registrar suas atividades, uma vez que determinadas informações são mais bem veiculadas através dessa linguagem. Sendo assim, no decorrer deste estudo, foi possível visualizarmos, de maneira objetiva, a inserção por meio da discussão teórica, dos documentos audiovisuais nos arquivos, assim como a elaboração de apontamentos para o tratamento adequado desses documentos ainda munidos de valor primário. Aprofundando a discussão, buscamos apresentar e discutir as primeiras questões levantadas pelos principais teóricos e eventos internacionais da área, a respeito de documentos audiovisuais e, consequentemente, procurar compreender os conflitos referentes a esses documentos em ambiente arquivístico. Por fim, discutimos formas de organização da informação em documentos audiovisuais, a partir do uso das funções arquivísticas empregadas já na idade corrente da documentação. Desse modo, este trabalho aborda questões centrais da Arquivologia quanto ao tratamento documental voltado aos documentos de arquivo do gênero audiovisual. Esse entrelaçamento de questões e perspectivas oferece uma melhor compreensão de documentos audiovisuais em arquivos, assim como o estabelecimento de procedimentos para a organização adequada dos mesmos. Após a identificação e esclarecimento de problemas encontrados na literatura arquivística, reforçamos que esses documentos devam ser tratados no momento de sua produção, a luz dos princípios e técnicas arquivísticas.
Palavra-Chave
Documento > Documento audiovisual | Organização > Organização arquivística | Princípios > Princípios arquivísticos
Relacionado à Obra
Natureza
ISSN ou ISBN
2318-6186
ISSN
2318-6186
Sumário
Artigos de Revisão
Período
jul./dez.
Volume
2
Número
2
Páginas
5-29
Ano
Categoria
Local
Outro Idioma
Abstract/Résumé/Resumen
The audiovisual records need to be recognized as archival records is a result of the new documentary genre and mediums’ evolution which began being used for recording information, integrating the organic records groups. Besides, because of the close-to-real characteristics that the audiovisual language brings about, the institutions and people have been chosen such documentary genre to register their activities, once some information is better disclosed through this language. Thus, during throughout this investigation, through of the theoretical discussion, we could objectively look over the inserting the audiovisual records on archives, as well as the development of appointments to the adequate dealing with these records still on their primary value. Furthering this approach, we have been out to show and discuss the first questions raised by the main theorists and international conferences of the field, found on XI International Congress of Archives’ Annual came out in 1988, regarding of audiovisual records and, consequently, understanding the conflicts concerning such documents in archival environment. Finally, we have discussed means of information organization on audiovisual records, beginning by the use of the archival functions already applicable to current records. Thereby, this essay has proposed to approach central questions from Archival Science regarding the documental dealing towards the audiovisual genre’s archival records. Such questions and perspectives’ network offers a better of comprehension of audiovisual records on records group, as well as the establishment of proceedings towards their appropriate organization. After the identification and clarification of problems found on the archival literacy, we reinforce that these documents must be treated at the moment of their production, under the archival principles and techniques.
key words/Mots-clés/Palabras clave
Archival organization | Archival principles | Audiovisual document