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Desmaterialização documental e vácuo informacional: o comprometimento da natureza ontológica do documento em um serviço de música streaming
Este artigo reflete sobre a desmaterialização de um tipo documental e seus arranjos no contexto digital, observando que a desmaterialização do álbum sonoro é marcada por um fenômeno nomeado de vácuo informacionalno contexto do serviço de música digital Spotify. A desmaterialização de tipos documentais mostra-se uma realidade consolidada em tempos de informação digital. Com as inovações tecnológicas, mudanças culturais, comportamentais e todo um arcabouço conceitual e epistémico atrelado a essas inovações floresce e sedesenvolve num curto espaço de tempo. Revisita a noção de documento e neodocumentação, adotando-se a premissa Neodocumentalista a respeito do valor contextual que a materialidade do documento oferece. A pesquisa caracteriza-se como exploratória, bibliográfica, documental e telematizada e utiliza como corpus de pesquisa 112 álbuns sonoros da extinta gravadora pernambucana Rozenblit. Constata-se que a desmaterialização dos álbuns sonoros tem como característica principal o comprometimento da natureza ontológica do documento, da marca distintiva deste enquanto documento: a sua natureza informativa.
Documental dematerialization and informational vacuum: the commitment to the document's ontological nature in a streaming music service
Abstract/Résumé/Resumen
This article reflect on the dematerialization of a documentary type and its arrangements in the digital context, noting that the dematerialization of the sound album is markedby a phenomenon named informational vacuum in the context of the digital music service Spotify. The dematerialization of documentary types is a consolidated reality in times of digital information. With technological innovations, cultural and behavioral changes and a whole conceptual and epistemic framework linked to these innovations, it flourishes and develops in a short period of time. Revisits the notion of document and new documentation, adopting the Neodocumentalist premise regarding the contextual value that the materiality of the document offers. The research is characterized as exploratory, bibliographic, documentary and telematized and uses 112 sound albums from the extinct Pernambuco record company Rozenblit as a research corpus. It appears that the dematerialization of sound albums has as its main characteristic the compromise of the ontological nature of the document, of the distinctive mark of this as a document: its informative nature